Desde o início de sua colonização Blumenau conviveu com enchentes de pequeno, médio e grande porte. Talvez as mais conhecidas são as de 1983 e 1984 que praticamente destruiram toda a cidade. A sua localização, o grande Rio Itajaí-açu e seus ribeirões Velha, Garcia, Itoupava entre outros de menor porte, além da ocupação irracional de suas encostas, margens de rios e ribeirões são causadores dessas catástrafes: mas claro as condições atmosféricas são a causa direta. De forma similar à 1983 e 1984 as chuvas persistentes e em grande volume determinam as cheias dos rios e ribeirões. Desde a tarde de ontem 22/11 DESLIZAMENTOS, ENXURRADAS, CHEIAS, MORTES (ATÉ O MOMENTO SÃO SETE MORTES), ENFIM O CAOS SE INSTALOU...
Como um período relativamente grande nos deixou longe desses tristes fatos parece que a população perdeu a sua habitual mobilização para tentar minimizar os dramas vividos por ricos, pobres, operários, servidores, empresários...
A chuva não para e as pessoas de locais mais altos começam também a retirar seus pertences. Não há uma previsão segura da situação: simultaneamente desbarrancamentos e cheias. Escolas e igrejas são transformadas em abrigos: no momento a prioridade da defesa civil é :"salvar vidas".
Que lições tirar de tudo isto?
Eu deveria estar postando sobre roteiros ecológicos, mas não consigo me desligar da situação vivenciada pela minha querida cidade: infelizmente no momento não temos como ajudar as pessoas mais atingidas: estamos com dificuldade para nos deslocarmos e queremos dar espaço para oss órgãos de defesa civil que tentam se deslocar e socorrer pessoas, especialmente as vítimas de soterramentos. Mas tudo está muito difícil!!!
www.djmarco.com.br mostra ao vivo a transmissaõ da TV Galega que faz um brilhante trabalho de cobertura e de serviços de utilidade pública.